Mensagem do Comandante do BOPE

Caros Técnicos Explosivistas!!!

A modernidade não pode ser um dissuasor para o trabalho policial. As evoluções do comportamento criminoso nas ocorrências, fazem com que o policial militar tenha que se atualizar e especializar em caráter permanente, trazendo consigo o conhecimento técnico para atuar nos mais diversos tipos de modalidades criminosas, sendo uma que se destaca pelo seu modus operandi, são as que utilizam artefatos explosivos.
Na Polícia Militar do Paraná, há quase 3 décadas, aqueles que nos antecederam neste Batalhão de Operações Policiais Especiais, tiveram a visão de vanguarda e ousaram dar os primeiros passos para que se lançasse na corporação, uma estrutura organizacional com capacidade de dar resposta operacional frente a ocorrências com emprego criminoso e terrorista de explosivos.

Do “Grupo de Ações Antibombas” do ano de 1992 até o “Esquadrão Antibombas” como hoje conhecemos, muitas coisas aconteceram ao longo da exitosa trajetória organizacional, desde a evolução do modus operandi criminoso, passando pelo surgimento de novas tecnologias para o enfrentamento desse crime sui generis e ainda a ampliação do portfólio de “produtos” de Operações Antibombas. Mas por trás de todas essas evoluções e trajetória de conquistas, há um componente fundamental, o capital humano. É ele que enfrenta o crime, que se capacita, que se atualiza permanentemente, que se adapta frente à adversidade, e acima de tudo, que produz conhecimento.

Desta forma, a Revista Brasileira de Operações Antibombas, mais um produto de segurança pública sobre a atividade policial especializada de Operações Antibombas lançado pela Polícia Militar do Paraná, fruto de parceria entre o BOPE e a nossa eterna casa de ensino, a Academia Policial Militar do Guatupê, se reveste de uma clássica prática de gestão de conhecimento, para fomentar ainda mais a produção e compartilhamento de conhecimento estratégico necessários para potencializar a aprendizagem organizacional das unidades antibombas e o desenvolvimento contínuo do Técnico Explosivista Policial, e ainda para agregar valor ao serviço público prestado.

Quero externar meus agradecimentos à todos os Técnicos Explosivistas que atuam dentro do sistema de segurança pública e defesa nacional. Sigam em frente, neste pujo altivo!!! Não esqueçam das suas origens, pois aquele que esquece a sua história, acaba por desaparecer.

Vida longa aos Técnicos Explosivistas!!!

Major QOPM Márcio Antonio Machado Pereira,
Comandante do BOPE