Apresentação

A Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) é a instituição de ensino superior da Polícia Militar do Paraná, assim designada através do art. 29, § 2º da Lei Estadual nº 16.575 de 28 de setembro de 2010, e é vinculada academicamente à Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), constituindo-se uma Unidade Especial desta Universidade, conforme a Lei Estadual nº 17.593 de 12 de junho de 2013.

Como IES a APMG fornece cursos de graduação e pós-graduação, bem como realiza cursos de formação, aperfeiçoamento, especialização de Oficiais e Praças da Polícia Militar do Paraná e de outras polícias civis e militares do Brasil e do exterior. Um dos requisitos para a conclusão desses cursos é a realização de uma pesquisa acadêmica com a produção de um trabalho de conclusão de curso ao seu final.

A Revista de Ciências Policiais da Academia Policial Militar do Guatupê foi criada para possibilitar a divulgação e facilitar o acesso às produções científicas na área da Segurança Pública, principalmente àquelas dos militares estaduais (policiais e bombeiros militares) vinculados à Polícia Militar do Paraná, realizando a divulgação das pesquisas realizadas. Juntamente com os artigos produzidos por policiais do Paraná, também serão aceitos artigo submetidos por pesquisadores de outras Unidades da Federação, ou de outras instituições, que não a PMPR, que realizem pesquisas no campo da Segurança Pública.

A revista, de periodicidade anual, contará com os artigos aprovados para a publicação, que cumpram os requisitos objetivos e subjetivos, conforme as normas de publicação, bem como observadas as temáticas específicas de cada número produzido.

Nesta edição especial temos uma seleção especial dos melhores artigos defendidos no Curso de Instrutor de Educação Física Militar (CIEF), que se encerrou no ano de 2019.

Cap. QOPM Marcos Roberto de Souza Peres,
Chefe do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da APMG.