Editorial

Comandante Ronaldo de AbreuA Escola Superior de Segurança Pública da PMPR, cumprindo com mais uma de suas missões, lança a edição especial da “Revista de Ciências Policiais da Academia Policial Militar do Guatupê”, que trata exclusivamente sobre qualidade de vida e o treinamento físico de nossos policiais e bombeiros militares.

Quis o destino encontrar-me no Comando desta Casa de Ensino no momento da edição desta revista, o que me traz lembranças do Curso de Estudos Superiores em Educação Física (CESEF), concluído no ano de 1994, juntamente com outros 20 Oficiais, sendo 16 Tenentes do Paraná, 1 Capitão de Goiás, 1 Tenente de Minas Gerais, 1 Tenente de Mato Grosso, e 1 Tenente do Distrito Federal. O curso foi realizado por meio de uma parceria entre a Polícia Militar do Paraná (PMPR), através da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Da parceria estabelecida foi ofertada dupla certificação acadêmica dos discentes. O CESEF foi reconhecido pela PUC como especialização lato sensu em educação física e pela APMG como especialização militar. Ao todo, o curso teve duração de aproximadamente dezoito meses e contou com a carga horária total de 3020 horas/aula.

O CESEF foi o primeiro curso para instrutores de educação física que foi realizado pela Polícia Militar do Paraná, e teve como coordenador o então Maj. QOPM Josué Lemos da Silveira, entusiasta desta área do conhecimento e hoje na reserva remunerada. Antes, os oficiais eram enviados para realizarem o Curso de Instrutor Educação Física em outras Instituições de Ensino Militar, tais como o Centro de Capacitação Profissional - Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo e a Escola de Educação Física do Exército.

Com o intuito de preservar a história, não esquecendo, todavia dos demais militares estaduais que antecederam aos Oficiais que compuseram ao CESEF, quero homenagear estes registrando seus nomes neste Editorial, pois os que viveram aquele momento, puderam presenciar a grande transformação ocorrida na PMPR, no que diz respeito à Educação Física, pois a parceria estabelecida com a PUC propiciou a quebra de paradigmas e implementação de conceitos moderníssimos, em voga na época, sobre essa área do conhecimentos nos currículos dos cursos, metodologia das aulas ministradas, bem como nos testes a serem aplicados quando da inclusão de militares estaduais e ao efetivo ativo da Corporação.

A Turma Curso de Estudos Superiores em Educação Física era composta pelos seguintes Oficiais:

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ:
1º Ten. QOPM Antonio Carlos de Morais;
1º Ten. QOPM Carlos Henrique Cardozo;
1º Ten. QOPM Cesar Kamakawa;
1º Ten. QOPM Edson José de Paula;
1º Ten. QOPM Erich Wagner Osternack;
1º Ten. QOPM Gilberto Nacimento Gomes;
1º Ten. QOPM Josemar Rogério Biscaia;
1º Ten. QOPM Marcelo Luiz Souza Satto;
1º Ten. QOPM Mário Jorge Alves Lopes;
1º Ten. QOPM Mauro Celso Monteiro;
1º Ten. QOPM Ronaldo de Abreu;
1º Ten. QOPM Rui Noé Barroso Torres;
1º Ten. QOPM Valdir Carvalho de Souza;
1º Ten. QOBM Abrão Mahmoud Filho;
1º Ten. QOBM Walter Antônio Pinheiro (in memorian); e
1º Ten. QOBM Wilson Luiz Marcante;

COIRMÃS:
Cap QOPM Abgail Alves Silva (PMGO);
1º Ten. PM Carlos Hudmax Evangelista Ortiz (PMMS);
1º Ten. PM Paulo Roberto Medeiros (PMMG); e
1º Ten. QOBM Grijalba Ferreira Freitas (CBMDF)

Hoje, solidificamos a APMG como produtora de conhecimento na área da educação física e qualidade de vida, disponibilizando aos profissionais da área, conhecimento científico produzido de forma responsável e através de método adequado. Ao publicarmos esta edição especial, temos a certeza que passamos à vanguarda do ensino de educação física militar no Brasil.

Esta revista é composta com os dez melhores artigos que foram defendidos pelos egressos do Curso de Instrutor de Educação Física (CIEF), turma 2018/2019, encerrada em meados de fevereiro de 2019. Nesta turma formamos vinte e três tenentes, que terão a incumbência de motivar a prática esportiva e o treinamento físico, além de promover a qualidade de vida aos integrantes da PMPR.

Espero que a leitura dos artigos seja proveitosa, e que novos estudos nesta área, que me é instigante e tão importante para a PMPR, estimulem e despertem a ampliação da rede de pensadores na área da EDUCAÇÃO FÍSICA para Militares Estaduais.

Cel. QOPM Ronaldo de Abreu,
Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê.