Apresentação

A Revista de Ciências Policiais da Academia Policial Militar do Guatupê (RevCP) foi criada no ano de 2018, depois de dois anos de estudos e análise de sua viabilidade. O objetivo da RevCP é divulgar a produção científica dos alunos da APMG e de demais profissionais vinculados com as áreas da segurança pública e defesa social. Esta revista também tem como escopo fortalecer junto à comunidade acadêmica nacional e internacional que, de fato, as ciências policiais constituem uma área do conhecimento no rol das ciências estudadas no Brasil.

O reconhecimento vindo do Ministério da Educação, no dia 8 de junho de 2020, homologando o Parecer CNE/CES nº 945/2019, é mais um passo dado na área acadêmica, de reconhecimento da produção científica realizada nas Academias de Polícia no Brasil.

A RevCP, tem periodicidade anual, e sua publicação é totalmente online, indexada junto à plataforma Open Jounal System (OJS), que possibilita um maior alcance para os documentos nela publicados. Em seu corpo editorial conta com especialistas e pesquisadores na área das Ciências Policiais, com formação Strictu Sensu e na sua maioria atuam profissionalmente na segurança pública.

Esta é a terceira edição da RevCP, e é uma edição muito especial. Nela estão reunidos os melhores artigos produzidos por Oficiais Alunos dos Cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais, dos anos de 2018 e 2019, e do Curso Superior de Polícia do ano de 2019. Estes artigos fizeram parte da disciplina “Políticas Públicas voltadas para os Direitos Humanos e Cidadania”. Foram apresentados no formato de “Policy Paper”, um formato mais curto de relatório de pesquisa, que é utilizado nas melhores revistas científicas do mundo.

Ao todo foram selecionados 13 artigos, que tratam dos mais variados temas, como o direito dos refugiados e migrantes, direito das pessoas em cerceamento de liberdade, a manifestação como um direito fundamental, direitos das minorias, entre outros temas.

Desejo a todos uma excelente leitura, e que estes artigos sirvam para uma reflexão acadêmica, profissional e pessoal, sobre o respeito aos direitos humanos, dos quais a Polícia Militar do Paraná é uma grande defensora e promotora.

 

Cel. QOPM Ronaldo de Abreu,
Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê.