Apresentação

A Revista de Ciências Policiais da Academia Policial Militar do Guatupê (RevCP), reconhecida pelo Ministério da Educação, no dia 8 de junho de 2020, sob o Parecer CNE/CES nº 945/2019, tem por escopo divulgar a produção científica dos profissionais de segurança pública e defesa social. Essa estrutura fortalece o estudo e o desenvolvimento acadêmico da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e co-irmãs no Brasil e no mundo.

Com periodicidade anual e publicação online, a RevCP é indexada junto à plataforma Open Jounal System (OJS), o que possibilita maior alcance para os periódicos. O editorial conta com especialistas e pesquisadores na área das Ciências Policiais, com formação Strictu Sensu que atuam na segurança pública.

Esta é a quarta edição da RevCP, que, de modo muito especial, trata da Inteligência de Segurança Pública. Nela estão reunidos a seleção dos dez (10) melhores artigos escritos para participar do 1º Simpósio Latino-americano de Inteligência promovido pela Diretoria de Inteligência (DINT) da PMPR.

A ideia de abrir edital para escrita e apresentação de trabalhos no simpósio surgiu em uma reunião com o amigo Doutor Capitão QOPM Marcos Roberto de Souza Peres. De imediato a ideia foi bem recebida e desenvolvida para que pudéssemos então estimular a escrita científica na comunidade de inteligência de todo o Brasil.

Corroborando com os propósitos estratégicos da Escola de Inteligência (ESINT) em estimular a produção científica, oportunizando a publicação do artigo em revista e a apresentação em um simpósio, esse periódico inicia sua jornada expondo o trabalho escrito pelo autor Lucas Fernando Marquetti Soares, que propõe uma discussão sobre o modelo de inteligência adotado na segurança pública sob a égide das matrizes históricas. O segundo trabalho foi escrito por três autores, Renato Pires Moreira, Marcello Peixoto Bax e Hélio Hiroshi Hamada, e aborda a aplicação da gestão do conhecimento e sua utilização para a tomada de decisão por parte da autoridade competente.

O terceiro trabalho apresenta uma visão gestora sob a função da inteligência na segurança pública, e foi escrito pelos autores Thiago Ramos dos Santos e Fabrício Molica de Mendonça. De mesma autoria, o quarto artigo traz a capacidade multidisciplinar da atividade de inteligência e sua utilidade na segurança pública.

Sob uma ótica mais prática, o quinto artigo trata do serviço de inteligência no combate ao crime organizado na fronteira, sob o panorama de Christian Del Anhol Pereira Bueno, autor desse artigo. Seguindo a mesma esteira, André Luis Jaworski Fantin e Daniel Almeida Westphal apresentam, no sexto artigo, a evolução da atividade de inteligência clandestina amplamente utilizada por determinadas organizações criminosas e o desafio que isso representa as forças de fiscalização.

Rangel Caxto Peijo e Willian Strugala tratam das agências locais e a legitimidade de atuação na área de circunscrição no sétimo escrito. Otto Luiz Marty apresenta, no oitavo artigo, o emprego de aeronaves remotamente pilotadas e a sua funcionalidade no combate a crimes violentos.

O penúltimo, escrito por André Luiz Wagner e Rodrigo Cavalheiro, trata da fonte aberta (facebook) na coleta de dados inerente a atividade. Por fim, o último artigo, escrito pela Elisa Schwartz, buscou discorrer sobre a visão estratégica da atividade de inteligência.

A realização deste volume só foi possível graças à dedicação incessante do Capitão QOPM Lucas Fernando Marquetti Soares e do 1º Tenente QOPM Lucas Correa dos Santos, que, além de suas atribuições rotineiras, se comprometeram a revisar e corrigir os trabalhos aqui apresentados. Agradecer também ao Cabo QPM 1-0 Rômulo Cristhiano de Souza, que em tempo recorde, e com absoluto comprometimento e esmero, formatou esta revista com a configuração e qualidade que a Diretoria de Inteligência da PMPR merece. Por fim, ao 1º Sargento QPM 1-0 Odirlei Ribeiro de Lima, que sempre acreditou no ensino, na formação e na capacitação do profissional de segurança pública, e que, de modo muito especial, nos últimos anos na DINT, ajudou a construir a ESINT e a cumprir os propósitos da escola. Mais um sonho sonhado junto se materializa neste 4º volume, número 4, 2022.

Que esta primeira edição referente a Inteligência de Segurança Pública sirva como fagulha para acender a chama da escrita e produção de conhecimento científico em nossa comunidade de inteligência. A todos uma ótima leitura.

 

Me. Cap. QOPM Milton Isack Fadel Neto
Resp. pela chefia da ESINT/PMPR