MÍDIA E POLÍCIA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA

Juliano dos Santos Garcia 1
Adilson José da Silva 2

 

RESUMO
Esta pesquisa é uma análise discursiva sobre a notícia do jornal online Tribuna do Paraná, intitulada “Policial dá dois tiros e mata cadela durante abordagem”, levando em consideração a relação dos comentários dos leitores sobre o texto. O tema a ser estudado neste artigo é “Mídia e polícia: uma análise discursiva” e a escolha da notícia e de seus comentários tem como objetivo compreender de que forma o segundo gênero textual é influenciado pelo outro, além de averiguar as formas com as quais a notícia emite opinião. Este trabalho é uma pesquisa qualitativa, dividida em: análise teórica sobre Análise do Discurso; aspectos teóricos da linguística; e análise da notícia. Para subsidiar a composição deste trabalho, foram utilizados teóricos como Foucault (2009), Fiorin (2015), Orlandi (2006), Rondelli (1997) e Van Dijk (2015). Em conclusão, pode ser evidenciada a relação de influência do gênero notícia sobre os comentários dos leitores, além dessa possuir aspectos linguísticos característicos de manifestação de opinião, apesar desse gênero textual presar pela imparcialidade.

Palavras-chave: Análise do discurso. Mídia. Polícia.

 

 

A partir da leitura dos jornais curitibanos, surgiu a necessidade de compreender a forma como a mídia exerce seu papel de formador de opinião, a maneira pela qual cada notícia é escrita e as motivações diversas em que possui é importante a observação das formações discursivas e ideológicas presentes em suas matérias. O trabalho tem como tema “Mídia e a polícia: uma análise discursiva”. Logo, foi escolhida uma notícia do jornal Tribuna do Paraná com a intenção de analisar os aspectos de opinião, visto que esse gênero deve se aproximar à imparcialidade. Além do mais, são explorados dois comentários de leitores desse periódico, objetivando entender como o texto fonte é influência para seus leitores.

O artigo tem como objetivo comparar a notícia e os comentários relacionados à Polícia, utilizando-se da matéria “Policial dá dois tiros e mata cadela durante abordagem”, do jornal online curitibano Tribuna do Paraná. Mais precisamente, visa-se compreender os geradores de opinião da notícia, assim como entender os aspectos negativos e positivos noticiados pela mídia, buscando explanar o ponto de vista do jornal e dos leitores.

A pesquisa é dividida em três partes: a influência dos jornais nas notícias policiais; o discurso da mídia sobre a polícia; e uma análise discursiva. Para esses tópicos, são utilizados autores da Análise do Discurso: Foucault (2009), Orlandi (2006), Van Dijk (2015) e linguistas: Fiorin (2015), Rondelli (1997), Sá-Carvalho (2005) e Porto (2009). Além desse referencial, há a análise de uma notícia da Tribuna do Paraná online e, para realizar uma comparação, o título de uma notícia do jornal online Gazeta do Povo.

O trabalho, portanto, inicia explanando a análise do discurso e alguns conceitos importantes, como: formações discursivas, formações ideológicas, éthos do discursivo e o poder discursivo. Em seguida, é exposto como a mídia trata da polícia e da segurança pública. Por fim, é realizada uma análise discursiva de uma notícia do jornal já mencionado.

1. A influência dos jornais nas notícias policiais

Pelos altos índices de violências na sociedade brasileira o jornalismo policial vem conquistando um grande espaço nas mídias brasileiras, portanto há a necessidade de obter o conhecimento de quanto esses meios influenciam na opinião dos cidadãos. Para analisar a influência dos jornais na opinião da população curitibana utilizar-se-á a Análise do Discurso, compreendendo alguns conceitos importantes, de forma sintética, visando explanar e conhecer os discursos dentro do texto.

Levando em consideração o discurso, Foucault (2009) estabelece uma relação entre linguagem e poder, a junção desses faz-se o discurso, este é disposto na sociedade com intenções de empoderamento e dominação, tendo como objetivo controlar, sistematizar e distribuir o que é informado, direcionando de modo intencional cada notícia veiculada nos jornais:

Em toda sociedade a produção do discurso é ao mesmo tempo controlada, selecionada, organizada e redistribuída por certo número de procedimentos que têm por função conjurar seus poderes e perigos, dominar seu acontecimento aleatório, esquivar sua pesada e temível materialidade (FOUCAULT, 2009, p. 8-9).

De forma mais específica, dentro de qualquer texto há diversas formações discursivas, não é diferente da notícia jornalística. Orlandi (2006) expõe que formações discursivas são posições ideológicas dentro de um texto, ou seja, opiniões sobrepostas na forma de discurso. Para essas, compõe-se o interdiscurso que, para a autora, consiste na soma de mais de uma formação discursiva.

Para compreender as formações discursivas é necessário entender o que são formações ideológicas, pois o mundo de posições e ideias é transmitido pela linguagem:

Chamamos então formação discursiva aquilo que, numa formação ideológica dada, isto é, a partir de uma posição dada numa conjuntura dada, determina o que pode e deve ser dito, portanto, as palavras, proposições, expressões recebem seu sentido de formação discursiva na qual são produzidas (ORLANDI, 2006, p. 17).

Ou seja, para a autora, a ordem, a forma, a classificação das palavras em que são dispostas em dados contextos há intencionalidade, visa compor um significado carregado de ideologia, de posições, tanto de quem escreve quanto do local onde é veiculada a informação.

As ideologias são matérias cruciais de poder, para este a linguagem é, inexoravelmente, a forma mais importante de alcançá-lo, pois é pelo discurso que se cria posições. Da mesma forma há:

Muitas formas de poder contemporâneo, contudo, devem ser definidas como poder simbólico, isto é, em termos do acesso preferencial a – ou controle sobre – o discurso público, seguindo a lógica da reprodução. (...) Controle do discurso público é controle da mente do público e, portanto, indiretamente, controle do que o público quer e faz. Não há necessidade de coerção se se pode persuadir, seduzir, doutrinar ou manipular as pessoas (VAN DIJK, 2015, p. 23).

Para o linguista existem diversas formas de manifestação do poder na atualidade, mas o discurso público é fator importante para o controle social, com a linguagem o poder simbólico transforma-se em poder de informação, de criação de ideias e ideologias.

Objetivando analisar o discurso em uma notícia, há de se compreender que não existe texto neutro, pode-se afirmar quando Fiorin (2015) aponta que a maioria dos termos da língua são heterogêneos, ou seja, possuem diversos significados. O autor apresenta exemplos de como são utilizados os termos “invadir” e “ocupar”, envolvendo os soldados norte- americanos no Iraque e os militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, o qual dependendo do enunciador, caracteriza um ou outro como invasor, em sentido negativo, e ocupante, no sentido positivo. Expõe também que depende de onde se disponibiliza a enunciação; se, por exemplo, o jornal concebe invasão quando se entra em uma casa habitada, e ocupação onde não há ninguém; portanto, os EUA invadem e os integrantes do MTST ocupam, o que se pode entender o contrário caso a ideologia do jornal seja oposta. O autor cita exemplos como:

É muito diferente dizer Pedro é um bom jogador, mas é um desagregador do grupo, e Pedro é um desagregador do grupo, mas é bom jogador. No primeiro caso, não se gostaria de ter Pedro no time para o qual se torce; no segundo, sim. Muitas vezes, uma manchete não expressa com exatidão o que aparece na notícia (FIORIN, 2015, p. 83).

Ou seja, a maneira sintática que é exposta determinada sentença pode dizer muito do que quem a escreveu pensa sobre determinado assunto, portanto a ordem do que se é dito em uma frase pode corromper todo o sentido principal de uma notícia jornalística, que é informar o leitor sobre o fato proposto, de maneira a apresentar os principais fatos e ao longo do texto esmiuçar detalhes da informação.

Um conceito importante para estudar as notícias jornalísticas é o éthos discursivo, que é a imagem que quem enuncia cria de si mesmo ou a formação daquele sujeito da enunciação, portanto é fundamental verificar como é construído o indivíduo em meio ao discurso e à argumentação para então observar os discursos e a intencionalidade do que é escrito em cada sentença.

2. O discurso da mídia sobre a polícia

O discurso da mídia tem sido muitas vezes heterogêneo, quando o assunto é a polícia o que se observa é a forma “sensacionalista” que determinados órgãos da imprensa tratam notícias de violência, crime e polícia. A intenção desses veículos de comunicação certamente é mexer com o psicológico dos indivíduos, deixando-os influenciar pela emoção da notícia. Segundo Vaz, Sá-Carvalho e Pombo (2005, p. 2) “pela relevância ética e política, estudiosos da mídia vêm se esforçando para construir uma gramática crítica dessas imagens e narrativas. Quatro eixos maiores podem ser destacados: excesso, espetáculo, fabricação e seleção”. Visto o que foi apresentado em relação ao discurso de Foucault, os autores são congruentes e os eixos – excesso e espetáculo – apresentados pelos autores são fundamentais para compreender a mídia, e mais precisamente os jornais.

Para metaforizar a relação mídia e espectador os autores apontam que:

Explorando essa proximidade perturbadora, alguns críticos da televisão apontam que esta, para atrair a audiência, privilegia o espetacular, aquilo que se parece com a ficção: quem deveria ser cidadão se torna platéia. A informação-mercadoria, a estetização do sofrimento, ameaçaria nos assemelhar ao público do Coliseu a se divertir com a luta de gladiadores e a morte dos mártires. “Denuncia-se aqui, mais uma vez, a ausência de solidariedade gerada pela mediação (VAZ, SÁ-CARVALHO E POMBO, 2005, p. 3)”.

Os jornais, como veículos de comunicação de massa e de grande influência na sociedade, historicamente são importantes meios informativos, contudo eles são em demasia influenciados pela televisão. Esta provavelmente seja o meio de comunicação com maior audiência na atualidade, porém é notável o crescimento das mídias online – jornais online, revistas online, blog, site, entre outros –, pois a informação torna-se mercadoria, o sofrimento alheio é parte do pacote de consumo do leitor, privilegiando o espetacular. Portanto, a metáfora que os articulistas fazem com o público do Coliseu para se divertir com a luta e a morte dos gladiadores é válida para ilustrar a atualidade das mídias.

A história mostra que a crítica à polícia pela mídia tem razões diferentes em cada período histórico-político, os autores afirmam que no ano de 1883, período antecedente à redemocratização, os jornais noticiavam o crime, os massacres nos presídios e a violência como fatores motivados pela falta de democracia; já nos anos 2000 a polícia é criticada pela falta de efetivo, indiferença em relação à ostensividade, em confrontos entre a polícia e a marginalidade ocasionando vítimas inocentes, a falta de preparo das instituições policiais, entre outros. O que se pode subtrair dessa pesquisa é que a abertura política e a redemocratização foram fatores que diferenciaram a forma de crítica pelos jornais à polícia.

Na atualidade, a crítica à polícia é, geralmente, relacionada à truculência, aos erros de abordagem, aos exageros e ao abuso de autoridade. Ou seja, a violência é o foco das acusações, para Porto (2009) a mídia encara a segurança pública como se esta passasse por uma crise, em que problemas estruturais, falta de recursos humanos e conjunturais são responsáveis pela ineficácia do sistema.

Os jornais possuem discurso, e este é formado por diversas formações discursivas, unindo o do jornal, dos jornalistas, dos indivíduos que foram entrevistados, entre outros, criando-se um novo discurso:

Se a mídia é a principal testemunha pública dos atos de violência, ela é também o lugar para onde convergem e se explicitam vários outros discursos que passam a ser por ela configurados e/ou normatizados (institucionalizados) por uma ordem narrativa própria. Devido a esta dinâmica, os meios de comunicação têm a capacidade de operarem como produtores de consenso, por agregarem e comporem vários discursos e por refletirem produções socioculturais, definições e representações sociais. A definição do crime não é dada somente pelos jornalistas que os relatam, mas também pelas suas fontes de informação – pessoas ou representantes de instituições que aparecem nos noticiários através da fala direta ou indireta (RONDELLI, 1997, p. 151).

A heterogeneidade que o discurso é composto está relacionada às diversas formações ideológicas que rodeia uma notícia, vários interesses são formados em apenas uma notícia, porém é importante observar que todo texto é composto por um discurso em que possui diversas vozes, inclusive é parte histórica, formada ao longo do tempo e exposta em texto, como resultado final e unido a um fato recente, estruturado em gênero de vasto acesso nos jornais atuais, que é a notícia jornalística.

3. Uma análise discursiva

Com a intenção de explanar de forma efetiva o discurso da mídia em relação à polícia, analisar-se-á uma notícia com o título: “Policial dá dois tiros e mata cadela durante abordagem”, do jornal online curitibano Tribuna do Paraná, comparando com os textos dos comentaristas da notícia. Com isso, abrindo espaço para expor exemplos de divergência em como a informação é apresentada, com a mesma notícia veiculada no jornal online Gazeta do Povo. Inicia-se, portanto, pela contextualização da notícia: na madrugada do dia 10 de abril de 2016, em uma abordagem policial realizada com moradores de rua na Avenida Sete de Setembro, no bairro Batel, em Curitiba, a cadela dos revistados avançou em um dos policiais, e este disparou contra o animal. O animal foi levado a uma clínica veterinária, mas não resistiu e acabou falecendo.

Contextualizando, a cadela vivia na rua em um dos bairros de classe alta/média de Curitiba junto a moradores de rua, as imagens mostram que os disparos foram efetuados na hora em que a cadela avança em um dos policiais, o vídeo pode ser visto por meio de link dentro da notícia da Tribuna.

Para iniciar a abordagem sobre a notícia, apresenta-se então o título:


FIGURA 1 - FONTE: TRIBUNA DO PARANÁ.

Primeiramente, analisa-se então a forma sintática da sentença. Separa-se então o sujeito e o predicado: “Polícia” é o sujeito da frase; “dá” é o verbo de ação que liga ao objeto direto “dois tiros”; e o objeto indireto é iniciado pela preposição “e”, sendo a última informação da sentença “mata cadela durante abordagem”. Os dois verbos na sentença, “dar e matar” são de ação, ou seja, mostra duas atitudes do policial: o policial deu tiro, o policial matou.

O sujeito da oração é utilizado para dar ênfase, “Polícia” como agente da ação não está na frase de forma aleatória, o objetivo é de expor a corporação como a plena responsável pelo ato. A ação de atirar na cadela é objeto direto, em ordem crescente é a informação mais importante depois da exposição da polícia, ou seja, polícia pratica um ato imprudente, falho; por último, a consequência é a morte do animal, o erro então tem resultado deplorável. O que é observável nessa sentença é que a ordem da importância dos fatos está em forma crescente, a morte é a informação mais relevante e grave.

Outro fato está relacionado à semântica dessas palavras, o “dá” e “mata” estão postos em uma linguagem informal, com isso a matéria se aproxima com maior facilidade ao leitor, pois essa modalidade de língua é utilizada para se igualar a linguagem de grande parte da população.

Visando observar a diferença de como é composto o título da notícia, é trazido aqui o título da mesma informação, mas no jornal online Gazeta do Povo:


FIGURA 2 - FONTE: GAZETA DO POVO.

Nesse título é observado que o sujeito da oração é a “Cadela de rua”, o predicado é formado pelo verbo ser, verbo de estado, ou seja, o estado do animal é ferido, é baleado. O complemento nominal vem logo após “durante”, o que é expõe uma situação, em que durante a abordagem, ou seja, o trabalho da polícia, o animal foi ferido. O que se pode tirar desse título é que a edição tentou buscar a imparcialidade, já que em se tratando de língua não há neutralidade.

Os dois títulos possuem diferenças em relação aos seus discursos, o da Tribuna do Paraná, que é o foco da pesquisa, aparece como o mais parcial dos títulos, e a parcialidade desse texto é derivada da sintaxe, ou seja, está nos aspectos estruturais da frase. O título da matéria da Gazeta do Povo está composto pelo verbo “ser”, em que tenta o autor distanciar-se da autoria do discurso, porém ele ainda é marcado de forma branda pelo complemento final da oração, quando o trabalho da polícia é posto em dúvida. Para analisar de forma mais completa, a notícia da Tribuna do Paraná apresentar-se-á em detalhes:


FIGURA 3 - FONTE: TRIBUNA DO PARANÁ.

A partir desse fragmento é visto na primeira linha que o jornalista impõe um prévio julgamento sobre as pessoas que assistiram ao vídeo: “Um vídeo feito por câmeras de segurança e divulgado nas redes sociais choca quem o vê e até quem apenas fica sabendo”, ou seja, para o jornal, o vídeo é chocante, absurdo, reprovável e até quem apenas fica sabendo da notícia repulsa a atitude do policial, de forma precipitada, mas enfática.

Como base da notícia, o parágrafo inicial aponta diretamente a atitude do policial “um policial aparece atirando em uma cadela que estava com oito filhotes em uma marquise...”, nesse fragmento aparece o jornalista descrevendo o vídeo, porém ele oculta o fato de os policiais estarem em abordagem, em serviço, o motivo em que aqueles profissionais estavam no devido local.

A abordagem era aos moradores de rua, mas quem o jornal humaniza é a cadela quando relata “uma cadela que estava com oito filhotes em uma marquise”, há a construção do éthos do discurso na figura do animal, faz-se da cadela uma mulher pobre e dos filhotes crianças carentes. Então pode-se encontrar o sensacionalismo por meio do éthos da figura do animal.


Figura 4 - Fonte: Tribuna do Paraná.

Somente no terceiro parágrafo aparece de forma pouco enfática o motivo de o policial militar disparar contra a cadela. Segundo as informações contidas nesse fragmento, a cadela assustou-se com a abordagem do policial e, na tentativa de proteger os filhotes por instinto, atacou o militar, ou seja, o canino age por impulso e o PM por despreparo. É afirmado, também, que a cadela não mordeu o policial e que ele não titubeou em atirar. Portanto, a maldade está toda no agente de segurança, nele é criado um éthos nefasto, criminoso, de um ser repudiante.

É possível observar que o jornal apresenta uma visão maniqueísta da polícia e do animal:


FIGURA 5 - FONTE: TRIBUNA DO PARANÁ.

Quando o jornal aponta que a cadela foi abandonada ferida pelos policiais e afirma que eles não se preocuparam com o animal ferido é uma manifestação evidente de opinião do jornalista, pois a fonte de informações do fato é o vídeo e o comentário de terceiros sobre o ocorrido. Entretanto, aparece de forma dignificadora uma nova figura nesse contexto, que é a de ONGs protetoras de animais. Na tentativa de aproximação com o leitor e a humanização do animal, o jornal inicia o parágrafo pelo suposto nome da cadela “Polaca”. Finalizando, o jornal expõe que a atitude do policial gerou revolta até entre outros policiais, porém não foram apresentadas as críticas, podendo levar ao conflito interno da corporação.

Visto que a matéria apresenta muitos desvios do que é uma notícia jornalística, pelos vários modos como o jornalista reflete o discurso do jornal transmitindo opinião, é importante analisar alguns comentários presentes no periódico e de que forma eles podem ter relação de influência pelo texto fonte. Para melhor compreender as influências dos comentaristas foram escolhidos dois comentários:


FIGURA 6 - FONTE: TRIBUNA DO PARANÁ.

Por esse comentário é verificável a forma como a informação do jornal foi importante para a formação de opinião do comentarista, este indaga se o PM tem coragem olhar para a própria família, que realmente foi vergonhosa a atitude do policial, ainda afirma que o policial tem a índole de um bastardo, ou seja, este é aquele nascido fora do casamento, em que em teoria não é puro, legítimo. Essa visão retrata uma ideia preconceituosa, muitas vezes até sem relação plena com o ocorrido, mas leva-se em consideração a emoção que a notícia traz: de que por meio da ação imprudente de um agente de segurança pública ocorreu o óbito de um animal inocente e, para o jornalista, inofensivo. Outro comentário que pode ser analisado é:


FIGURA 7 - FONTE: TRIBUNA DO PARANÁ.

Nesse caso, o comentarista apoda o policial de “covardão”, com ênfase em letras garrafais, e o significado da palavra covarde remete a medo, pouca coragem, pouca valentia. É covarde, pois atirou pelas costas, o comentarista faz uma analogia às situações de confronto, em que o tiro pelas costas geralmente é posto como culpado àquele que disparou. Portanto, o indivíduo confunde numa visão romântica a lei, é evidente que o animal não haveria de reagir com armas brancas ou armas de fogo, mas o comentário tem a intenção de postular o PM de covarde por, além de matar o animal, ter atirado pelas costas.

Portanto, observa-se que a notícia veiculada pela Tribuna do Paraná possui formações discursivas conflitantes, a manifestação de opinião é evidenciada pelas diversas formas linguísticas em que cada fragmento apresentado produz discurso e posição diante do ocorrido.

4. Considerações finais

A pesquisa em relação à mídia é sempre instigante, quando é abordado esse tema as conclusões são variáveis e a facilidade de encontrar opiniões dentro de gêneros textuais que deveriam aproximar-se da imparcialidade é tanta quanto a dificuldade de compreender as formações ideológicas e formações discursivas presentes no discurso de um texto. O jornal torna-se um veículo de comunicação de conflitos e composições de interdiscurso, portanto a importância de analisar o texto jornalístico é indubitável.

Os resultados dessa pesquisa foram satisfatórios, pode-se entender que o texto jornalístico influencia diretamente na opinião do público, isso é percebível por meio dos discursos evidenciados por meio do jogo linguístico das frases e palavras que compõe a notícia analisada. A partir dos comentários, viu-se que eles são fragmentos parafraseados do texto fonte, muitas características expostas na notícia são compostas nos comentários, portanto há a constatação que o jornal efetivamente influencia na opinião pública, tornando um meio facilitado de difusão de opinião.

Em suma, esse trabalho é destinado a estudantes de linguística, jornalistas e policiais que tenham interesse no assunto, além do mais, tem como objetivo estabelecer um modo crítico de ler notícias, difundindo o conhecimento sobre análises discursivas. Essa pesquisa, portanto, poderá ser utilizada para outros trabalhos relacionados ao jornalismo e à mídia.

REFERÊNCIAS

CADELA de rua é baleada durante abordagem da PM em Curitiba. Gazeta do Povo. Curitiba, 11 abr. 2016. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/cadela-de-rua-e-baleada-durante-abordagem-da-pm-em-curitiba-4fw37f2d5xcshef8ya1t5rx1z>. Acesso em: 15 ago. 2016.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 11. ed. São Paulo: Loyola, 2009.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. 1. ed. São Paulo: Contexto. 2015.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e textualidade. In: Introdução às ciências da linguagem. 1. ed. Campinas: Pontes. 2006.

Policial dá dois tiros e mata cadela durante abordagem. Tribuna do Paraná. Curitiba, 11 abr. 2016. Disponível em: <http://www.tribunapr.com.br/noticias/parana/policial-da-dois-tiros-e- mata-cadela-durante-abordagem/>. Acesso em: 15 ago. 2016.

PORTO, M. S. G. Mídia, segurança pública e representações sociais. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ts/v21n2/v21n2a10.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2016.

RONDELLI, E. Imagens da violência: práticas discursivas. USP. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/ts/article/view/86785>. Acesso em: 15 ago. 2016.

SÁ-CARVALHO, C.; POMBO, M.; VAZ, P. Risco e sofrimento evitável: a imagem da polícia no noticiário de crime. Compos. Disponível em: <http://compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/46/46>. Acesso em: 15 ago. 2016.

VAN DIJK, Teun A.; HOFFNAGEL, J.; FALCONE, K (Orgs). Discurso e poder. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

 


1 Licenciado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e aluno do Curso de Formação de Soldados da PMPR. E-mail: julianogarcia94@hotmail.com.

2 Policial-militar, Aspirante à Oficial, instrutor da disciplina de metodologia cientifica do Curso de Formação de Soldados do 22º BPM da Policia Militar do Paraná. E-mail: prof.adilsoncap@gmail.com.