Editorial

Através do I CONGRESSO TÉCNICO-CIENTÍFICO DE SEGURANÇA PÚBLICA DA APMG, realizado pela Academia Policial Militar do Guatupê, entre os dias 7 a 9 de dezembro de 2016, foram analisados e debatidos temas importantes sobre a segurança pública no Brasil, tanto em âmbito policial militar quanto em âmbito de bombeiros militares.

Foram diversos autores que submeteram partes de suas pesquisas para serem discutidas e aprimoradas nos Grupos de Trabalho, em formato de comunicação oral. Depois da discussão, os autores foram convidados a apresentarem seus artigos, sendo os melhores selecionados para serem publicados na primeira edição da REVISTA DE CIÊNCIAS POLICIAIS DA APMG.

Trabalhar a pesquisa científica como complemento ao ensino policial se faz cada vez mais premente, observando as constantes mudanças sociais e econômicas, que influenciam a criminalidade, e somente através da constante e aprofundada pesquisa na busca de soluções transformadoras em segurança pública, poderemos melhorar aspectos preventivos quanto à criminalidade e o fenômeno da violência no Brasil.

Mais do que um meio de divulgação de pesquisas científicas, esta revista pretende aproximar pesquisadores da área de Segurança Pública, focados nas ciências policiais, de uma forma que, através da pesquisa científica, tanto as agências de segurança pública, as demais instituições públicas e privadas, estejam mais preparadas e harmonizadas na busca constante da melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos brasileiros, numa convivência pacífica em sociedade.

Esperamos que tenham uma ótima leitura!

Cel. QOPM Mauro Celso Monteiro,
Diretor/Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê.
Coordenador Geral da Revista de Ciências Policiais da APMG.