O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

 

ESCOPO E POLÍTICA

 

A Revista de Ciências Policiais da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) foi criada para possibilitar a divulgação e facilitar o acesso às produções científicas na área da Segurança Pública. Serão aceitos trabalhos submetidos por policiais e bombeiros militares do Paraná, militares estaduais de outras Unidades da Federação, militares federais, profissionais de Segurança Pública em geral e pesquisadores que realizam trabalhos no campo das Ciências Policiais e Segurança Pública.

A revista, de periodicidade anual, aceita submissões em fluxo contínuo, contará com os trabalhos aprovados para a publicação, que cumpram os requisitos objetivos e subjetivos, conforme estas normas de publicação devidamente aprovadas pelo Comitê Editorial, bem como observadas as temáticas específicas de cada número produzido.

 
MODALIDADES DE TRABALHOS ACEITOS

 

Os trabalhos submetidos à Revista de Ciências Policiais da APMG devem estar relacionados com as Ciências Policiais ou com a Segurança Pública. Serão aceitos apenas submissões inéditas, nas seguintes modalidades:

 

  1. Estudo teórico/ Revisão bibliográfica - Pesquisa teórica com aprofundamento de um tema ou conceito, apresentando debate teórico que mapeie o estado da arte e com uma perspectiva crítica e inovadora no campo da Segurança Pública. Artigos de revisão bibliográfica que somente mencionam a posição de outros autores sobre conceitos e teorias e que pesquisam ou realizam levantamentos de temáticas em base de dados não serão aceitos. Deve ter entre 10 e 15 páginas, não considerando resumos e referências;

 

  1. Relato de pesquisa – investigações inéditas, de relevância científica, construídas a partir de materiais empíricos. É necessário explicitar os fundamentos teórico- metodológicos,  as análises e as discussões decorrentes da pesquisa. Deve ter entre 10 e 15 páginas, não considerando resumos e referências;

 

  1. Relato de experiência - relatos de experiência relacionados à intervenção profissional, que tragam contribuições para as práticas em Segurança Pública. Deve ter entre 7 e 10 páginas, não considerando resumos e referências;

 

  1. Resenha-  Serão aceitas resenhas de livros publicados em português, há no máximo três anos da data de submissão, sobre temas relacionados à Segurança Pública. As resenhas deverão cumprir com as normas da ABNT, além de até 6 páginas;

 

  1. Entrevista: entrevistas realizadas com personalidades de destaque nacional e internacional em segurança pública, contendo no máximo 10 páginas.

VEDAÇÕES PARA O ENVIO DE TRABALHOS

 

  1. O trabalho submetido à Revista de Ciências Policiais da APMG não pode ter sido publicado em outro veículo de divulgação (revista, livro, etc.) e não pode ser simultaneamente submetido ou publicado em outro meio de divulgação científica ou de pesquisa. Trabalhos decorrentes de cursos poderão ser publicados na Revista de Ciências Policiais da APMG.
  2. Não é permitido realizar submissões concomitantes na Revista de Ciências Policiais da APMG, sendo inclusive proibida a troca de posições entre autor e co-autor para a publicação de artigos. 
  3. Os autores/as e coautores/as que submetem um texto à Revista de Ciências Policiais da APMG só poderão realizar uma nova submissão após a rejeição do primeiro texto submetido ou depois de dois anos da publicação do primeiro texto, caso esse seja aceito e publicado.
  4. O não cumprimento de qualquer das normas de vedação resultará na recusa imediata da nova submissão do/a autor/a na primeira etapa de avaliação.

 

ASPECTOS ÉTICOS

 

  1. Identificação de plágio: A Revista de Ciências Policiais da APMG utiliza o software antiplágio CopySpider. No momento da avaliação às cegas, qualquer semelhança substancial entre o trabalho e textos já publicados serão analisados, sob pena de não publicação do trabalho.

  2. Responsabilidade Acadêmica e Científica: O conteúdo dos artigos publicados na Revista de Ciências Policiais da APMG, inclusive, quanto à sua veracidade, exatidão e atualização das informações e dos métodos de pesquisa é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). As opiniões e conclusões expressas não representam posições da equipe editorial e da Academia Policial Militar do Guatupê.

  3. Política de Ética: O Corpo Editorial poderá solicitar aos autores, revisores e editores, a documentação adequada e os esclarecimentos que considerar necessários, sob pena de não publicação do trabalho. 

  4. Não serão aceitos para publicação e são passíveis de questionamento jurídico, caso se comprove má-fé no uso indevido de direitos autorais alheios, a existência de plágio em propostas de autores ou conflito de interesses entre avaliadores e autores. 
  5. Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentemente ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação dos textos. Para mais informações sobre conflitos de interesses, acesse: https://www.scielo.br/j/rbem/a/hgQRRwcWZpMS7sFYvVHrgcz/?format=pdf&lang=pt  
  6. Os autores devem comunicar à Revista de Ciências Policiais caso exista alguma relação entre os mesmos e qualquer entidade pública ou privada que possa gerar algum conflito de interesse. Devem ainda informar toda forma de apoio financeiro ou conexões de outras naturezas que possam ter influenciado o desenvolvimento do trabalho apresentado.
  7. Caso o conflito de interesse envolva qualquer aspecto institucional quanto ao prazo de publicação para qualquer dos autores, o trabalho será recusado.

 

 

REGRAS GERAIS PARA ENVIO DOS TRABALHOS

 

  1. Os trabalhos devem ser enviados através da plataforma Open Journal Systems, no site http://www.revistas.pr.gov.br/index.php/apmg/about/submissions 
  2. A Revista de Ciências Policiais da APMG publica textos em português e espanhol.
  3. Somente devem ser enviados para publicação trabalhos que estejam de acordo com a presente norma.
  4. A simples remessa do original para apreciação implica autorização para publicação pela revista, se obtiver parecer favorável.
  5. A simples remessa do trabalho na plataforma Open Journal Systems não implica na garantia de publicação do material submetido.
  6. Cada trabalho submetido poderá ter no máximo 4 (quatro) autores.
  7. Os autores e coautores devem possuir cadastros na Plataforma Lattes.
  8. Todos os autores e coautores devem possuir o Open Researcher and Contributor ID - ORCID. Caso não possua, acesse o tutorial (https://bit.ly/tutorialOrcid) para realizar o cadastro.
  9. Os trabalhos deverão seguir os critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os quais, durante a editoração, serão adaptados ao projeto e formato editorial da Revista de Ciências Policiais da Academia Policial Militar do Guatupê.
  10. Para garantir a revisão às cegas, as autoras e ou os autores serão responsáveis por retirar do texto qualquer forma de identificação de autoria. O artigo não deve conter qualquer tipo de identificação dos autores, como NOME, INSTITUIÇÃO ou TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA a que o(s) autor(es) está(ão) vinculado(s).
  11. A formatação do trabalho devem atender as seguintes especificações:

Formato de arquivo: Microsoft Word, OpenOffice ou RTF

Formato da página: A4

Fonte: Times New Roman

Tamanho: 12 pontos

Estilo: Normal

Margem:
- Superior: 3,0 cm.
- Inferior: 2,0 cm.
- Direita: 2,0 cm.
- Esquerda: 3 cm.

Espaçamento: Simples

Parágrafo: Sem recuo

Alinhamento: Justificado

Abreviatura: Ao ser inserida no texto pela primeira vez, deverá estar entre parênteses e precedida de seu significado por extenso. Quando for composta de mais de três letras e pronunciada como palavra (acrônimo), apenas a inicial deverá ser maiúscula.
Exemplos:
            Polícia Militar do Paraná (PMPR)
            Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone)

 

Palavra estrangeira: Grafar em itálico. Nomes de agências, entidade e organismos devem ser traduzidos ou adaptados para o português (em fonte normal), seguidos da sigla original, entre parênteses.

 

Referência bibliográfica: Observar a NBR 6023/2018 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Apresentar referência completa em lista ao final do texto, ordenada alfabeticamente. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídos no texto devem estar ativos e prontos para acesso imediato.

 

Citação: Observar a NBR 10520/2023 da ABNT. Será considerada citação direta longa aquela que tiver mais do que três linhas, na fonte Times New Roman, tamanho 12 pontos. Esta deverá ser apresentada com recuo de 4 cm, com letra tamanho 12 pontos. Até três linhas, na fonte Times New Roman, tamanho 12 pontos, será considerada citação direta curta, e deverá ser apresentada no corpo do texto. As citações deverão adotar o sistema de autor-data.

 

Nota de rodapé: Observar a NBR 10520/2023 da ABNT. Destina-se a prestar esclarecimentos ou tecer considerações, que não devem ser incluídas no texto, para não interromper a sequência lógica da leitura. A nota deve aparecer na mesma página em que ocorre a chamada numérica no texto. A numeração deve ser única e consecutiva para cada texto. Ela deve ser separada do texto por um traço de 3 cm. Utilize letra tamanho 10. A nota de rodapé que não utilizar o padrão de criação de referências do programa que está utilizando (Microsoft Word ou OpenOffice) poderá ser excluída durante a edição.

Ilustrações (Figuras, gráficos, quadros e tabelas): As figuras, gráficos, quadros, tabelas e outras ilustrações devem ser inseridas em posições apropriadas no texto, com alinhamento centralizado. Na parte superior, deve constar o tipo de ilustração, seguido de um algarismo arábico, de sua numeração, seguido de um traço e posteriormente, na mesma linha, o título da ilustração.
Exemplo:
          FIGURA 1 – POSTOS E GRADUAÇÕES DAS POLÍCIAS MILITARES

 

Na parte inferior da ilustração deve constar a fonte (obrigatório), nota e legenda (facultativo).
Exemplo:
          FONTE:O autor (2018). ou
          FONTE: Pereira (2018).



NORMAS ESPECÍFICAS PARA ARTIGOS

 

Para a Revista de Ciências Policiais da APMG compreende-se como artigos os trabalhos submetidos nas modalidades de Estudo teórico/Revisão bibliográfica e Relato de Pesquisa.

Páginas: De 10 a 15 páginas, incluindo título, resumo e referências bibliográficas.

Resumo: De 150 a 250 palavras, tamanho 10, entrelinhas simples. Na língua do artigo e em inglês.

Palavras-chave: Fornecer de 3 a 5 expressões no idioma do artigo e em inglês.

Título: O título deverá ser no idioma original do artigo e em inglês. A formatação do título deverá ser em letra Times New Roman, tamanho 14, justificado e em negrito. Se houver subtítulo, colocar dois pontos “:” depois do título e escrevê-lo na linha abaixo.
Obs.: Para submissão, o arquivo eletrônico enviado com o texto deve omitir informações que permitam a identificação de autoria do trabalho. Esses dados constarão na Ficha de Identificação do Autor (Anexo I) que deverá ser submetido na aba complementar do OJS.

Os autores e co-autores dos artigos devem ter titulação acadêmica mínima de graduação.

 

NORMAS ESPECÍFICAS PARA RESENHAS

 

Páginas: No máximo 6 páginas, incluindo referências bibliográficas.

Título: As resenhas devem conter, como título, as referências completas sobre o texto resenhado. 

Texto: Incluir resumos em português e inglês, de até 1000 caracteres, em que conste do que se trata a resenha (por exemplo, do que trata a obra selecionada, se a resenha realiza uma revisão crítica, um resumo, se a relaciona à discussão no campo da segurança pública, etc)

  1. Conter a referência completa do livro; incluindo número de páginas; conter título em inglês e português de até 50 caracteres com espaços;
  2. Serem escritas em português; 
  3. Incluir referência bibliográfica da obra na abertura do texto;
  4. A Revista de Ciências Policiais da APMG aceita apenas um autor para resenhas, com titulação mínima de mestrado. 

 

 

NORMAS ESPECÍFICAS PARA APRESENTAÇÃO DE ENTREVISTAS

 

Páginas: No máximo 10 páginas.

Título: Deverá constar o nome completo da personalidade entrevista. Poderá ser seguida de subtítulo.

Texto: O texto deverá ser apresentado em formato de perguntas realizadas pelo pesquisador, seguido das respostas apresentadas pela personalidade entrevistada.

Autores: A Revista de Ciências Policiais da APMG aceita apenas um autor para resenhas, com titulação mínima de doutorado. 

Autorização: A personalidade entrevistada deverá expressar a sua aceitação, conforme documento específico (Anexo II).

A publicação de entrevistas será limitada ao número de duas por edição da Revista de Ciências Policiais da APMG.

 

ASSEGURANDO A AVALIAÇÃO POR PARES CEGA

 

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à Revista de Ciências Policiais da APMG, deve-se seguir todos os protocolos para não revelar a identidade de autores. 

  1. Os autores dos trabalhos devem excluir do texto nomes, substituindo com "Autor".
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
  3. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.
  4. Qualquer menção à autoria no corpo do texto ensejará o arquivamento do texto na primeira etapa da avaliação pela comissão editorial.


PROCEDIMENTOS DA COMISSÃO EDITORIAL E DO COMITÊ CIENTÍFICO

 

  1. 1ª ETAPA: Os textos serão avaliados quanto a sua adequação às normas de submissão da Revista de Ciências Policiais. Em havendo equívocos no processo de submissão, os autores serão notificados e o texto arquivado, ficando a critério dos autores uma nova submissão. Nesta etapa,os textos são avaliados considerando aspectos éticos, legais, morais, adequação à linha editorial e às normas de publicação da revista. É imprescindível que, quando se tratar de pesquisas com seres humanos, o autor envie uma cópia da aprovação do Comitê de Ética como arquivo digital na aba complementos do sistema OJS. 
  2. 2º ETAPA: Os textos aprovados na primeira etapa serão avaliados pela Comissão Editorial em relação a sua coerência com o escopo da revista. Os aspectos avaliados nesta fase serão a qualidade da redação, a originalidade, a relevância dos temas propostos, a clareza da exposição e a obediência às normas gramaticais. Para tanto, a comissão editorial poderá recorrer ao conselho consultivo. Em caso de dissonância com o estabelecido pela revista, o texto poderá ser arquivado e as autoras e ou os autores notificados. 
  3. 3ª ETAPA: Os textos aprovados nas etapas anteriores serão submetidos à avaliação de dois pareceristas ad hoc quanto a elementos metodológicos e de cientificidade, omitida a identidade dos autores. Após esta avaliação o texto poderá ser recusado, encaminhado para reformulações ou aceito para publicação. Em todos os casos as autoras e ou os autores serão notificados. No caso de empate no parecer, um terceiro parecerista será designado para avaliar o artigo. Sugestões e exigências serão feitas somente para os textos encaminhados para reformulação. A recusa de textos não será justificada.
  4. Os autores que obtiverem pareceres positivos terão um prazo para realizar ajustes. O prazo concedido aos autores para eventual revisão será determinado pela Equipe Editorial. 
  5. Caso o parecerista responsável pela avaliação entenda que as sugestões não foram atendidas e considere que o trabalho não está apto para publicação, a submissão será arquivada.
  6. A correção gramatical do trabalho e a adaptação às normas técnicas, conforme as preconizadas pela ABNT, poderão ser realizadas, independentemente de consulta ao autor.
  7. As decisões da Equipe Editorial são soberanas, não sendo, portanto, suscetíveis de recursos e/ou impugnações.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

 

  1. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
  2. Para submissão, devem ser observados os passos constantes na plataforma Open Journal Systems.
  3. Todas as informações enviadas são salvas no sistema OJS (Open Journal System), sendo utilizadas pelo fluxo editorial e acessada apenas pela equipe técnica da revista.


DIREITOS AUTORAIS 

 

  1. Os direitos autorais para trabalhos publicados são cedidos gratuitamente para a Revista de Ciências Policiais. Em razão da revista ser de acesso público, os textos publicados neste veículo são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, técnicas e não comerciais.
  2. A reprodução total ou parcial de artigos da revista é permitida, desde que citada a fonte.
  3. Os autores que submeterem trabalhos para publicação serão integralmente responsáveis pela originalidade e pelo conteúdo do trabalho apresentado. O conteúdo dos textos publicados não expressa, necessariamente, as opiniões da Equipe Editorial.
  4. A revista não remunera pelas colaborações. A aprovação dos trabalhos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista.

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