REFLEXOS DA IMAGEM INSTITUCIONAL NA GESTÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DA POLÍCIA JUDICIÁRIA
Resumo
Do panorama contemporâneo, considerando que as relações da Polícia Judiciária com a mídia têm sido continuamente sustentadas a base de operações homéricas e ações de Polícia altamente ostensivas do que propriamente investigativas, considerando ainda que se verifica que a parte principal da atividade comunicacional dos órgãos de Polícia Judiciária está voltada especificamente a operações e ações que atendam à demanda da mídia, em especial da imprensa tradicional. Neste sentido, pretendeu-se investigar até que ponto a divulgação das ações da polícia civil por meio de demonstração da disponibilidade e acesso dos serviços da Polícia Civil para população, ações pedagógicas e de prevenção e promoção da cidadania contribuem para a construção da imagem institucional da Polícia Judiciária. Muito timidamente se vê a divulgação, em especial na imprensa tradicional, de iniciativas da Polícia Judiciária com o objeto da prevenção pedagógica do crime, da atuação em caráter situacional contra alvos vulneráveis, da promoção do fortalecimento institucional pautada em ações estratégicas na área de segurança – diversas das já mencionadas grandiosas operações policiais. Se faz necessário analisar a viabilidade da transformação das relações públicas dos órgãos de Polícia Judiciária, deixando de ser a mera divulgação de ações de caráter repressivo – cujo próprio alto custo deve ser considerado em razão dos recursos permanentemente escassos; para focar em ações de demonstração da disponibilidade e acesso dos serviços da Polícia Civil para população, ações pedagógicas e de prevenção e a possibilidade de se transformar as relações entre polícia x comunidade como um meio de promoção da cidadania.