A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA ESTRATÉGICA PARA OS GESTORES DAS SUBDIVISÕES POLICIAIS DO INTERIOR DO ESTADO DO PARANÁ

  • Thais Amaral da Cunha Emmerick
Palavras-chave: Liderança, Gestão de Segurança Pública, Comunicação

Resumo

O presente artigo discorre sobre a importância da liderança na atuação dos gestores das subdivisões policiais do interior do Estado do Paraná da Polícia Civil do Paraná, partindo do pressuposto que dentre as tarefas essenciais do líder, destaca-se o acompanhamento contínuo do desempenho dos subordinados de forma a identificar as dificuldades, bem como facilidades individuais e coletivas. Para tanto o desenvolvimento de soft kills1 torna-se extremamente oportuno e de grande relevância. Desta forma, o presente estudo objetiva mensurar como o conceito de liderança é compreendido dentre os subordinados, como também demonstrar a importância do desenvolvimento de tal competência para corrigir e/ou orientar desempenhos de forma preventiva, vislumbrando o atingimento das metas coletivas de toda a região, conforme estabelecidas pelo Planejamento Estratégico 2019-2023 da PCPR2. Utilizou-se para a coleta de informações e opiniões, questionários de pesquisa, os quais foram aplicados com servidores policiais civis lotados em unidades do interior do Estado do Paraná. A partir dos dados levantados e análise realizada, percebe-se a relevância da constituição de um programa de Gestão de Liderança com vistas a performar a atuação dos policiais civis dos Paraná.

1 Soft skills é um termo em inglês usado por profissionais de recursos humanos para definir conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento.

2 Polícia Civil do Paraná.

Publicado
2023-12-13
Como Citar
Thais Amaral da Cunha Emmerick. (2023). A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA ESTRATÉGICA PARA OS GESTORES DAS SUBDIVISÕES POLICIAIS DO INTERIOR DO ESTADO DO PARANÁ. Revista Da Escola Superior Da Polícia Civil, 4(1), 179-207. Recuperado de http://www.revistas.pr.gov.br/index.php/espc/article/view/93