O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou ODT (desde que não ultrapassem 2MB).
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço 1,5; usa fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue todos os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no editor de texto (Word ou Libre Office), garantindo desta forma o critério de sigilo da revista na avaliação por pares.

Diretrizes para Autores

Normas de Publicação

1 – A formatação dos trabalhos deverá obedecer às Normas da ABNT (atualizadas em 2023). Os trabalhos enviados ao(s) editor(es) da Revista serão analisados de acordo com sua particularidade e avaliados segundo os seguintes critérios:

a) conteúdo técnico e científico;

b) relevância para a área da Segurança Pública;

c) clareza e qualidade da redação; e

d) qualidade da pesquisa e referencial teórico (quando for o caso). A exatidão dos dados, a qualidade das referências bibliográficas, as opiniões, julgamentos e teses defendidas serão da exclusiva responsabilidade do autor, não representando necessariamente as posições do Conselho Editorial da Revista da ESPC.

 

2 – Apresentação do artigo:

a) Formatação do trabalho:

- Formato do arquivo: .doc ou .odt;

- Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, parágrafo justificado (recuo na primeira linha do parágrafo de 1,5);

- Formatação da página: papel formato A4, todas as margens com 2,0;

- Mínimo 13 e máximo de 25 páginas (incluindo as referências);

- Figuras e tabelas devem ser inseridas no texto (e não no final do documento).

 

b) Notas de rodapé: utilizadas apenas como informativos adicionais para aprofundar a discussão sobre determinado tema. São indicadas por números arábicos. Referências e citações devem seguir a formatação indicada nos itens (d) e (e) abaixo.

 

c) Estrutura do trabalho:

- Título do artigo em português (CAIXA ALTA, em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14, parágrafo centralizado);

- Título do artigo em inglês ou espanhol (Caixa Baixa, com iniciais em maiúsculo, em itálico, fonte Times New Roman, tamanho 12, parágrafo centralizado);

- Resumo: apresentação sintetizada dos pontos principais do texto, destacando as considerações emitidas pelo autor. Máximo de 250 palavras, redigido em bloco único, sem recuo de parágrafo e espaçamento simples. Seguido de no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave;

- Resumo redigido em inglês (Abstract) ou espanhol (Resumen), seguido das palavras-chave no idioma selecionado;

- Corpo do Texto: Introdução; Desenvolvimento; Considerações finais; Referências.

 

d) Citações: Conforme as normas da ABNT atualizadas em 2023, deve-se utilizar a configuração: Autor (data). As citações com até 3 linhas devem estar dentro do texto entre aspas duplas (“exemplo”); as citações com mais de 3 linhas devem estar com recuo de 4 cm da margem esquerda em fonte tamanho 10. Exemplos ilustrativos de citação:

- Citação de um autor:

* Segundo Freitas (2002), “a intervenção teve início (…)”.

* Com o advento da invenção, a informação popularizou-se (Bufren, 1997).

- Citação de dois autores:

* De acordo com Junqueira e Souza (2002), “a intervenção teve início (…)”.

* Com o advento da invenção, a informação popularizou-se (Bufren; Silva, 1997).

- Citação de mais de três autores:

* Para Prado et al. (2002), “a intervenção teve início (…)”.

* Com o advento da invenção, a informação popularizou-se (Bufren et al., 1997).

 

e) Referências: Somente as citações que figuram no texto devem ser referenciadas. As referências no final do trabalho devem ser organizadas e apresentadas em ordem alfabética de acordo com o sobrenome do primeiro autor, conforme os seguintes exemplos ilustrativos:

* Livro:

SOBRENOME, Iniciais dos nomes (do(s) autor(es) do livro). Título do livro (em negrito). Cidade da edição: Editora, ano da edição.

* Capítulo de Livro:

SOBRENOME, Iniciais dos nomes (do(s) autor(es) do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Iniciais dos nomes (Ed., Org., Comp.). Título do livro (em negrito). Cidade da edição: Editora, ano. Número do capítulo, p. página inicial - página final do capítulo.

* Artigos de periódicos/revistas – impressos:

SOBRENOME, Iniciais do nome (de todos os autores). Título do artigo. Nome do periódico (em negrito), Cidade da publicação, número do volume, número do fascículo, p. página inicial - página final, ano.

* Artigos de periódicos/revistas – online:

SOBRENOME, Iniciais dos nomes (do(s) autor(es)). Título do trabalho. Local: Editora, data. Disponível em: (fonte). Acesso em: data (dia, mês, ano).

* Trabalhos Acadêmicos:

SOBRENOME, Iniciais dos nomes (do autor). Título do trabalho acadêmico (em negrito). Data de publicação. Tese/Dissertação/Monografia (Doutorado/Mestrado/ em ...) - Departamento, Universidade, cidade da defesa.

* Trabalhos publicados em eventos:

SOBRENOME, Iniciais dos nomes (do(s) autor(es)). Título do trabalho. In: Nome do evento em caixa baixa, número do evento, ano de realização, cidade: Editora, data, página inicial-final.

* Legislação:

BRASIL. Lei nº 9.887, de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislação tributária federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 dez. 1999. Disponível em: <http://www.in.gov.br/mp_leis/leis_texto.asp?ld=LEI%209887>. Acesso em: 22 dez. 1999.

* Jurisprudência:

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula nº 14. Não é admissível, por ato administrativo, restringir, em razão de idade, inscrição em concurso para cargo público. Disponível em: <http://www.truenetm.com.br/jurisnet/sumusSTF.html>. Acesso em: 29 nov. 1998.

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.