O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

INDICACIONES PARA AUTORES [docx]

AUTHORS’ GUIDELINES [docx]

 

A Revista Brasileira de Operações Antibombas (RBOA) tem por objetivo a publicação de artigos científicos, relatos de experiência profissional e resenhas de livros/manuais/normatizações da atividade policial especializada de Operações Antibombas. A revista busca fomentar o estudo, compartilhar experiências e divulgar conhecimento acerca de temas relacionados à resposta de instituições de segurança pública e defesa nacional frente a incidentes críticos com emprego criminoso e terrorista de explosivos, em especial nas seguintes áreas de interesse:

- Doutrina de Operações Antibombas;
- Terrorismo e criminalidade com uso de explosivos e agentes QBRN;
- Legislação envolvendo explosivos e terrorismo;
- Gestão estratégica de unidades antibombas;
- Física e Química aplicada aos explosivos;
- Eletrônica aplicada aos artefatos explosivos;
- Atendimento pré-hospitalar em lesões causadas por explosivos;
- Segurança do trabalho em Operações Antibombas;
- Emprego de cão de faro de explosivos.

 

1 TIPOS DE TRABALHOS ACEITOS

Textos relacionados com a área da atividade policial especializada de “Operações Antibombas” que se enquadrem nas seguintes modalidades:

a) ARTIGO

Texto em que se apresenta e se discute, de maneira clara e concisa, resultado de uma pesquisa ou estudo. Deve conter uma análise da temática, bem como apresentar elementos empíricos ou argumentações que sustentem as conclusões. Sua finalidade é divulgar conhecimentos e comunicar novas idéias, podendo possuir uma abordagem inicial sobre um tema ou uma revisão que analisa conteúdos já publicados.

b) RELATOS DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Descrição de procedimentos e estratégias, ou estudos de caso que apresentem real contribuição acadêmica.

c) RESENHAS DE LIVROS, NORMATIZAÇÕES E MANUAIS TÉCNICOS

Apresentação crítica e sintética de obras nacionais ou estrangeiras, orientando o leitor quanto a suas características, usos potenciais e contribuições para o campo da atividade policial especializada de “Operações Antibombas”. Além de ter um caráter informativo, a resenha traz o ponto de vista de quem a elaborou, com base em pesquisas bibliográficas e na própria obra analisada.

 

2 ENVIO DE TRABALHOS

a) Os textos devem ser enviados através da plataforma Open Journal Systems, o site www.revista.rboa.pr.gov.br.

b) A RBOA aceita artigos em português, espanhol e inglês. Os artigos serão publicados em sua língua original.

c) Somente devem ser enviados para publicação trabalhos que estejam de acordo com as normas de publicação da revista.

d) O trabalho poderá ter no máximo 4 (quatro) autores.

 

3 PROCEDIMENTOS DA COMISSÃO EDITORIAL E DO CONSELHO EDITORIAL

a) A seleção de textos e a definição quanto à conveniência e à oportunidade de publicação competem à Comissão Editorial da RBOA.

b) Os trabalhos submetidos à RBOA serão avaliados por pares. Serão 2 (dois) avaliadores (Pareceristas), dentre membros do Conselho Editorial e consultores ad hoc, que decidirão por aceitar ou não aceitar o artigo. No caso de empate no parecer, um terceiro parecerista será designado para avaliar o artigo.

c) Os textos serão encaminhados aos avaliadores seguindo o critério de avaliação cega, em que os avaliadores não têm informações sobre os autores dos artigos e nem os autores são informados sobre quem participou da avaliação de seus trabalhos, independentemente do trabalho ser aceito ou não.

d) Os textos são avaliados considerando aspectos éticos, adequação à linha editorial e às normas de publicação da revista, além da qualidade da redação, com relação à originalidade, relevância dos temas propostos, clareza da exposição e obediência às normas gramaticais.

e) Sugestões e exigências serão feitas somente para os textos com parecer favorável. A recusa de textos não será justificada.

f) Os autores que obtiverem pareceres positivos terão um prazo para realizar ajustes. O prazo concedido aos autores para eventual revisão será determinado pela Comissão Editorial. Caso o Parecerista responsável pela avaliação entenda que as sugestões não foram atendidas e considere que o trabalho não está apto para publicação, a submissão será arquivada.

g) A correção gramatical do trabalho e a adaptação às normas técnicas, conforme preconizadas pela ABNT poderão ser realizadas, independentemente de consulta ao autor.

h) As decisões da Comissão Editorial são soberanas, não sendo, portanto, suscetíveis de recursos e/ou impugnações.

 

4 POLÍTICA DE PRIVACIDADE

a) Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

b) Para submissão, devem ser observados os passos constantes na plataforma Open Journal Systems.

 

5 DIREITOS AUTORAIS

a) Direitos autorais para trabalhos publicados são do (s) autor (es), com direitos da publicação para a revista. Em razão de a revista ser de acesso público, os textos publicados neste veículo são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

b) A reprodução total ou parcial de artigos da revista é permitida, desde que citada a fonte.

c) A citação de trechos dos artigos é permitida, em outras obras ou qualquer outro meio de comunicação, desde que citada a fonte.

d) Os autores que submeterem trabalhos para publicação serão integralmente responsáveis pela originalidade e pelo conteúdo do trabalho apresentado. O conteúdo dos textos publicados não expressa, necessariamente, as opiniões da Comissão Editorial.

e) A revista não remunera pelas colaborações. A aprovação dos trabalhos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista.

 

6 NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TEXTOS

Os trabalhos deverão seguir os critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os quais, durante a editoração, serão adaptados ao projeto e formato editorial da Revista Brasileira de Operações Antibombas.

a) NORMAS ESPECÍFICAS PARA ARTIGOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Páginas

De 10 a 15 páginas, incluindo título, resumo e referências bibliográficas.

Resumo

De 150 a 250 palavras, tamanho 10, entrelinhas simples. O resumo deverá ser na língua original do artigo e nas duas outras línguas aceitas pela revista.

Palavras-chave

De 3 a 5 palavras, tamanho 10. As palavras-chave deverão ser na língua original do artigo e nas duas outras línguas aceitas pela revista.

Título

O título deverá ser na língua original do artigo e nas duas outras línguas aceitas pela revista. A formatação do título deverá ser em letra Times New Roman, tamanho 14, justificado e em negrito. Se houver subtítulo, colocar dois pontos “:” depois do título e escrevê-lo na linha abaixo. Após o título (ou do subtítulo), deverá constar o nome do autor e, separado por vírgula, na mesma linha, breve referência acadêmica ou profissional, bem como o endereço eletrônico para contato. Obs.: Para submissão, o arquivo eletrônico enviado com o texto deve omitir informações que permitam a identificação de autoria do trabalho.

 

b) NORMAS ESPECÍFICAS PARA RESENHAS

Páginas

No máximo 6 páginas, incluindo referências bibliográficas.

Título

As resenhas devem conter, como título, as referências completas sobre o texto resenhado. Após as referências do texto resenhado, deverá constar o nome do resenhista e, em alínea ao pé da página, breve referência acadêmica ou profissional, bem como o endereço eletrônico para contato. Obs.: Para submissão, o arquivo eletrônico enviado com o texto deve omitir informações que permitam a identificação de autoria do trabalho.

 

c) NORMAS GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DE TEXTOS

Formato de arquivo

"DOC" ou "DOCX".

Formato da página

A4

Fonte

Times New Roman.

Tamanho

Título: 14, caixa alta, negrito, justificado.

Subtítulo: 14, caixa baixa, negrito, justificado.

Título das seções: 12, caixa baixa, negrito, justificado, separado do corpo do texto por dois espaços entre linhas de 1,5 cm, e não devem ser numerados.

Texto: 12 (para o corpo do texto), 10 (para citação destacada) e 10 (para nota de rodapé).

Estilo

Normal.

Margem

Superior: 2,0 cm.

Inferior: 2,0 cm.

Direita: 2,0 cm.

Esquerda: 2,5 cm.

Espaçamento

1,5 entre linhas (para o corpo do texto) e espaço simples (para citações e notas).

Parágrafo

Sem recuo.

Alinhamento

Justificado.

Abreviatura

Ao ser inserida no texto pela primeira vez, deverá estar entre parênteses e precedida de seu significado por extenso.

Quando for composta de mais de três letras e pronunciada como palavra (acrônimo), apenas a inicial deverá ser maiúscula.

Exemplos:

Polícia Militar do Paraná (PMPR)

Palavra estrangeira

Grafar em itálico.

Nomes de agências, entidade e organismos devem ser traduzidos ou adaptados para o português (em fonte normal), seguidos da sigla original, entre parênteses.

Exemplo:

Associação Internacional de Técnicos e Investigadores de Bombas (IABTI)

Referência bibliográfica

Observar a NBR 6023/2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Apresentar referência completa em lista ao final do texto, ordenada alfabeticamente.

Para referenciar as citações, utilizar o sistema de chamada autor-data.

Exemplos de referência

LEÃO, Décio José Aguiar. Operações antibombas: uma introdução à doutrina e organização dos esquadrões de bombas e ao enfrentamento aos crimes envolvendo bombas e explosivos. São Paulo: Ed. Ícone, 2016.

NEGRINI NETO, Osvaldo. Análises Físicas e Químicas de Explosivos Químicos. In: ARAGÃO, Ranvier Feitosa (Org.). Incêndios e explosivos: uma introdução à engenharia forense. Campinas, SP: Millennium Editora, 2010.p. 397-422.

UNITED STATES DEPARTMENT OF JUSTICE. Office of Justice Programs. National Institute of Justice. A Guide for Explosion and Bombing Scene Investigation. Disponível em: <https://www.ncjrs.gov/pdffiles1/nij/181869.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2020.

BRASIL. Decreto nº 10.030, de 30 de setembro de 2019. Aprova o Regulamento de Produtos Controlados. Diário Oficial da União de 1º de outubro de 2019. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D10030.htm>. Acesso em 20 jun. 2020.

Citação

Observar a NBR 10520/2002 da ABNT.

Citação é a menção, no texto, de informação extraída de outra fonte. Pode ser:

Citação direta – transcrição textual literal de parte da obra do autor consultado. A citação no texto, se ocupar até 3 linhas, deve ser transcrita entre aspas duplas, incorporada ao parágrafo. Se ocupar mais de 3 linhas, deve ser apresentada em parágrafo isolado, com recuo de 4 cm, sem aspas, e letras tamanho 10. Incluir o sobrenome do autor, ano, e página da fonte consultada.

Exemplos:

Segundo Leão (2016, p. 118), a “qualificação do pessoal que irá trabalhar em operações antibombas envolve dois aspectos fundamentais: a qualificação técnica e a qualificação legal”.

Para Leão (2016, p. 163), Operações Antibombas compreendem:

[...] Os procedimentos adotados por Esquadrões de Bombas para garantir a segurança e a integridade de pessoas, bens materiais e da ordem pública, quando ameaçados ou lesionados por bombas e explosivos.

Citação indireta ou livre – O autor reproduz com suas próprias palavras o pensamento de, outrem, não necessitando de aspas. Deve estar no corpo do texto, independentemente do tamanho, e as suas referências devem ser colocadas no corpo do texto.

Exemplos:

Na visão de Marco Antônio da Silva (2015), os policiais militares primeiros interventores possuem um papel fundamental no contexto da resolução de um incidente crítico.

Os instrutores em Operações Antibombas devem aliar três requisitos fundamentais: conhecimento técnico, experiência pessoal e didática de ensino. (WYATT, 1997)

Nota de

rodapé

Observar a NBR 10520/2002 da ABNT.

Destina-se a prestar esclarecimentos ou tecer considerações, que não devem ser incluídas no texto, para não interromper a sequência lógica da leitura.

A nota deve aparecer na mesma página em que ocorre a chamada numérica no texto. A numeração deve ser única e consecutiva para cada texto. Ela deve ser separada do texto por um traço de 3 cm. Utilize letra tamanho 10.

A nota de rodapé pode ser de referência ou explicativa. Pode ser usada para:

- Indicar a fonte de uma citação, ou seja, uma obra da qual se extraiu uma frase, ou da qual se utilizou uma idéia ou informação;

- Fornecer a tradução de uma citação ou sua versão original;

- Fazer observações e comentários adicionais;

- Indicar trabalhos apresentados em eventos, mas não publicados;

- Indicar dados obtidos por meio de contatos informais.

A primeira nota de referência deve ser na íntegra. As subsequentes citações da mesma obra podem ser referenciadas de forma abreviada, utilizando as expressões: idem (mesmo autor), ibidem (na mesma obra), apud (citado por) e outros.

A referência da obra completa deve ser colocada no final do texto em detrimento na nota de rodapé, podendo ocorrer exceções.

Figuras, gráficos, quadros e tabelas

As figuras, gráficos, quadros, tabelas e outras ilustrações devem ser inseridas em posições apropriadas do texto, com alinhamento centralizado, e cada uma delas deve ser legendada em fonte Times New Roman, tamanho 10, em negrito.

As legendas devem ser posicionadas abaixo das figuras, gráficos, quadros, tabelas e outras ilustrações.

Abaixo da legenda e com alinhamento centralizado em fonte Times New Roman tamanho 10. Deve ser indicada a fonte das figuras, gráficos, quadros, tabelas e outras ilustrações. Além de constar no corpo do artigo, os diagramas, gráficos, figuras, ilustrações, quadros e tabelas devem ser enviados separadamente em arquivo compactado, em formato TIF, BMP, PNG ou JPG, sendo que as imagens devem ter resolução igual ou superior a 300 dpi.

 

Atualização: Agosto/2020

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

a) Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

b) Para submissão, devem ser observados os passos constantes na plataforma Open Journal Systems.