Mensagem do Comandante-Geral da PMPR

É com imensa satisfação, pessoal e profissional, que escrevo estas palavras, porque representam mais uma iniciativa da Polícia Militar do Paraná no campo da inovação e da gestão de conhecimento.

A nossa Academia Policial Militar do Guatupê e o nosso Batalhão de Operações Policiais Especiais mais uma vez promovem uma quebra de paradigmas e inovam ao lançar este importantíssimo periódico científico para o campo das Ciências Policiais, evidenciando seu pioneirismo no cenário nacional.

Ao longo da história da humanidade, o emprego de explosivos em ações criminosas ou terroristas, assim como o de agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (QBRN), sempre provocou consequências para a sociedade pelo elevado potencial de letalidade, de destruição e de efeito psicológico danoso.

O enfrentamento a essas ameaças complexas vai muito além de políticas de segurança pública convencionais para o planejamento, a resposta e a recuperação de comunidades abaladas. Torna-se imprescindível o fomento e o compartilhamento do conhecimento especializado oferecido neste periódico por meio da produção de artigos de alto impacto, que rompam as fronteiras das Ciências Policiais, afigurando-se como arcabouço disruptivo para a educação em Operações Antibombas.

Em tempos de globalização e de acelerada transformação digital, a Polícia Militar do Paraná soube ousar em perceber a necessidade de participar como protagonista da cocriação da Sociedade 5.0 com relação à segurança humana, convergindo seus esforços de ações policiais, de tecnologia e de educação para compreender essas complexas ameaças em prol de salvar vidas e de aplicar a lei.

Toda essa sinergia de objetivos em comum nos dá a certeza de que a Revista Brasileira de Operações Antibombas nasce, acima de tudo, como ferramenta científica promotora da dignidade da pessoa humana.

Obrigado aos autores que submeteram artigos nesta primeira edição! Obrigado pela confiança! Obrigado por acreditarem na Polícia Militar do Paraná!

Vida longa aos Técnicos Explosivistas!!!

Coronel QOPM Péricles de Matos,
Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná